
Cerca de 600 funcionários da empresa Philco I, localizada no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus, paralisaram as atividades na manhã de hoje, segunda-feira (03).
Os funcionários reclamam das péssimas condições de trabalho a que estão sendo submetidos.
A paralisação começou por volta das seis horas da manhã. Entre as reclamações dos trabalhadores estão falta de higiene – tanto nos banheiros quanto no refeitório – , falta de copos descartáveis, papel higiênico, equipamentos de proteção individual e plano de saúde ineficiente.
Outro problema apontado pelos funcionários é o não cumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Entre as cláusulas que não estão sendo cumpridas está o fornecimento de cesta básica, que segundo os trabalhadores não acontece desde dezembro do ano passado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal) Valdemir Santana, que está na fábrica reunido com a direção e representantes da categoria, os funcionários só voltarão ao trabalho após uma solução para o problema.
“A empresa também não está pagando aos funcionários a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), benefício que é garantido por lei. A empresa vai ter que se posicionar para resolver o problema ou os funcionários vão continuar de braços cruzados”, afirmou Valdemir.