
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), promoverá uma campanha especial de conscientização sobre a importância de doação de sangue, na abertura do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no dia 1º (sábado) de março, às 17h00, no Sambódromo.
A campanha faz uma homenagem ao futebol amazonense e tem como tema “Não deixe a vida morrer, não deixe o sangue acabar”. Entre os convidados ilustres do Bloco do Vampirão, estão personalidades do futebol local, como os ex-jogadores Edson Piola, Antônio Piola e Kako Barcelos, que farão parte da comissão de frente.
Também, participarão da comissão de frente, o fundador do América Futebol Clube, Amadeu Teixeira, e o idealizador da bola Caramuri, Beto Mafra. O Bloco do Vampirão terá, ainda, a participação do coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto, contando com reforços dos integrantes do Grupo Vida Ativa, da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), e os ritmistas da bateria da escola Legião de Bambas.
O diretor-presidente da FHemoam, Nelson Fraiji, explica que, no período de carnaval, as festas são cotidianas e os acidentes também, por isso é fundamental ter o estoque de sangue abastecido para atender as urgências. Ele conta que, prevendo todos esses acontecimentos, o hemocentro iniciou o mês de fevereiro lançando campanhas de coleta de sangue para o Carnaval, com o objetivo de atender e equilibrar o estoque. “Temos um compromisso com a sociedade”, ressalta Fraiji.
Endereços para doações – As pessoas interessadas em doar sangue podem se dirigir a dois endereços: Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam – avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul), das 7h às 18h, e Maternidade Ana Braga (alameda Cosme Ferreira, s/nº, São José I, zona leste), a partir das 8h.
Recomendações – As pessoas que pretendem doar sangue devem apresentar documento válido em todo o território nacional, com foto, ter peso acima de 50 kg, e idade entre 18 e 69 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue pessoas com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
A equipe da FHemoam explica que o doador não deverá estar em jejum, que deve ter repousado um mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, ou fumar por pelo menos duas horas antes da doação. Os doadores também devem evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
Pilotos de avião ou helicóptero, motoristas de ônibus e caminhões devem interromper as atividades por 12 horas. Pessoas que praticam paraquedismo ou mergulho e profissionais da construção civil que trabalham em andaimes devem evitar essas atividades após doarem sangue.