Governo do AM garante estoque do kit intubação por mais três meses

Foto: Divulgação/SES-AM

O Governo do Amazonas reforçou o estoque dos medicamentos que compõem o kit intubação, com garantia mínima de três meses de abastecimento, na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A estimativa leva em conta um possível cenário de alta demanda na pandemia da Covid-19 no estado, semelhante à segunda alça epidêmica registrada em janeiro e fevereiro deste ano.

De acordo com a coordenadora da Cema, Eunice Mascarenhas, o reforço do estoque é um conjunto de medidas tomadas para garantir o fornecimento. A alta demanda por esses medicamentos em todo o país é um fator crítico para que os fornecedores consigam cumprir com os prazos de entrega.

Foto: Divulgação/SES-AM

“Tivemos que demandar muita energia, muito planejamento, para garantir que o Amazonas não tivesse uma descontinuidade no abastecimento, no que se refere ao kit intubação”, disse a coordenadora.

A garantia mínima de três meses do abastecimento do kit intubação no estado é referente aos neurobloqueadores, um dos três medicamentos primordiais que compõem o kit. Os outros dois tipos, os sedativos e analgésicos, possuem estoque por seis meses. A Cema deve lançar, no próximo mês, processo de importação dos neurobloqueadores para aumentar ainda mais o estoque.

Foto: Divulgação/SES-AM

A coordenadora Eunice Mascarenhas ressalta que o estoque na Cema mantém o estado seguro para atender uma alta demanda pelo kit intubação caso ocorra uma nova alça epidêmica. Além disso, permite a realização das cirurgias eletivas que foram retomadas de forma gradual na rede pública estadual de saúde desde o mês de maio.

“A Cema vem se planejando ao longo desses meses para garantir que todos os medicamentos do kit intubação estejam disponíveis para a nossa rede. Esse nosso planejamento também abrange os serviços que as unidades de saúde já desenvolvem independentemente de pandemia”, explicou Eunice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui