Ipaam leva campanha contra queimadas ao interior do Amazonas

Outros municípios receberão as ações de conscientização ambiental do Ipaam/Foto: divulgação
Outros municípios receberão as ações de conscientização ambiental do Ipaam/Foto: divulgação
Outros municípios receberão as ações de conscientização ambiental do Ipaam/Foto: divulgação

Com a chegada do tempo seco na região amazônica, as queimadas se tornam cada vez mais frequentes, trazendo uma série de prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Por isso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, irá realizar ações educativas através da campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo”, no período de 25 a 30 de julho, nos municípios de Urucurituba (25 e 26/07), Itacoatiara (27 e 28) e Rio Preto da Eva (29 e 30), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, o IDAM e Secretarias de Educação.


Nos três municípios, as atividades serão realizadas na área urbana; na área rural de Urucurituba será a comunidade de Itapeaçu; em Itacoatiara será a comunidade rural será a Vila de Novo Remanso; e em Rio Preto da Eva a comunidade rural será o projeto de assentamento de Iporá.

O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas, consequências à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente. Serão realizadas palestras nas áreas urbanas e rurais com líderes comunitários, professores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, com distribuição de material educativo.

Na ocasião serão afixados cartazes nas feiras, empreendimentos comerciais, escolas, instituições governamentais e não-governamentais.
Os focos de queimadas acontecem na área urbana, geralmente por quem queima lixo nos quintais de casa; bem como na área rural, prática rotineira de agricultores familiares e também de agropecuaristas de médio e grande porte. As campanhas de conscientização no interior são estendidas a todos os públicos.

A ação de combate às queimadas no Amazonas tem sido acompanhada por vários órgãos como Ipaam, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Federal (MPF).

Fiscalização

Ao longo deste ano, outros municípios receberão as ações de conscientização ambiental do Ipaam, que também atende chamadas pela Gerência de Fiscalização, principalmente nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e Sul do Amazonas.

O contato para denúncia pelo Ipaam é o (92) 2123-6715 (apenas interior e áreas de abrangência estadual). A Semmas atende a chamados na área urbana de Manaus pelo número: 0800-092-2000. O Corpo de Bombeiros também atende pelo 193.

Artigo anteriorMulher é morta em tiroteio entre assaltantes e policiais militares, em Manaus
Próximo artigoPreço do alho assusta consumidor o quilo chega a quase R$ 40 reais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui