

Atividades acadêmicas, sociais e, principalmente, assistenciais, integrarão a programação da Semana do Advogado, em Manaus, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), com os eventos que iniciaram ontem, sábado (09), com atividades até o dia 16. Com a programação, a entidade comemora o Dia do Advogado, celebrado amanhã (11 de agosto).
O destaque na área acadêmica é a realização do Júri Simulado, com a participação de estudantes de Direito e o julgamento de processos reais, que encontram-se arquivados. Além disso, tem ainda o ciclo de seminários sobre a Ditadura Militar, durante o qual serão relembrados os episódios do golpe de 1964 que marcaram a advocacia brasileira. Na área assistencialista, o ponto alto será o atendimento jurídico gratuito à população.
A abertura da programação da Semana do Advogado aconteceu ontem, sábado (09), com o tradicional Baile do Rubi. O evento, restrito aos advogados, foi realizado no Diamond Convention Center, na Avenida do Turismo, 1425, Tarumã, tendo como atrações atrações as bandas Vai Garotão e Orion, além do cantor Wanderley Andrade.
Na segunda-feira (11), acontece a “Feijoada do Advogado”, no Sesi Clube do Trabalhador, na Alameda Cosme Ferreira, 3295, Coroado III. A confraternização, também exclusiva para os advogados, terá como atração a Banda Vai Garotão e começa às 12h00, com entrada gratuita.
A programação acadêmica abre com o II Concurso de Júri Simulado Prof. Felix Valois Coelho Jr, que acontece de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta-feira), durante os turnos da manhã e tarde, no auditório da OAB. Os estudantes de Direito vão ter a oportunidade de simular a realização de um júri popular, com julgamento de processos reais de crimes dolosos contra a vida, que encontram-se arquivados. A iniciativa está em sua segunda edição e tem como objetivo aproximar os acadêmicos da realidade de funcionamento da Justiça.
No dia 11, também, inicia um ciclo de seminários sobre a Ditadura Militar, que se estende até o dia 14. Na oportunidade, palestrantes convidados farão um resgate dos principais fatos relacionados ao golpe de 1964, que marcaram a advocacia brasileira com projeções de filmes seguidas de debates, sessões de depoimento, e, no encerramento, palestra do ex-senador e relator da Constituição de 1988, José Bernardo Cabral. À frente da organização do ciclo de seminários, o presidente da Comissão Especial da Memória Histórica da OAB/AM, José Seráfico, ressalta que ocasiões como esta são importantes para não esquecer o passado. “Não podemos deixar esquecida uma fase grave como esta da história do Brasil”, afirmou. O auditório do OAB será palco para o encontro que, na segunda-feira (11) começa às 18h30min, e nos demais dias inicia às 19h.
Assistência social
A Comissão da Advocacia Pro Bono promove atendimento jurídico gratuito no dia 16 de agosto, sábado, das 8h às 17h, na sede da OAB. Todos os tipos de causa serão ouvidos.
Já na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab), situada na Avenida Ayrão, 234, bairro Presidente Vargas, os atendimentos serão exclusivamente relativos às causas indígenas. Qualquer pessoa que recorrer aos serviços.
Programação relembra Golpe Militar
A Comissão Especial da Memória Histórica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), criada há dois meses, pretende rememorar o Golpe Militar de 1964, através de diversas atividades no período de agosto, até dezembro. O objetivo da iniciativa é, através do conhecimento e debate sobre o tema, evitar que o Brasil passe por outro momento parecido em sua história. Os eventos, abertos ao público, acontecem no auditório da OAB (Avenida Umberto Calderaro Filho, 2000) e as inscrições são no próprio local.
As atividades iniciam durante a semana em comemoração ao Dia do Advogado, todas começando às 18h30min. Na segunda-feira (11) o evento começa com uma mesa de debates sobre o regime. Já na terça-feira (12), o filme “Os advogados contra a ditadura”, de Sylvio Tendler, será exibido, seguido de uma rodada de debates. Na quarta-feira (13) acontece uma sessão de depoimentos sobre o conturbado período político que o país passou, com a participação do advogado Paulo Roberto de Moraes Rego Figueiredo e o professor Moysés Nobre Leão. Na quinta-feira (14), o encerramento contará com uma palestra proferida pelo ex-senador e relator da Constituição de 1988, Bernardo Cabral.
A programação para os meses seguintes ainda está sendo definida, mas devem ocorrer palestras, projeções de filme, lançamento de livros, assim como venda de livros alusivos ao golpe militar.
Além dos eventos que acontecem no auditório da OAB, as atividades também poderão ser realizadas em universidades e centros acadêmicos de Manaus. Para isso, só é necessário que os interessados façam a solicitação à Comissão, através do telefone 3236-6691 ou com presidente da Comissão Especial da Memória Histórica, José Seráfico, pelo telefone 9164 3281.
No dia 13 de dezembro, data em que foi editado o Ato Institucional nº 5 (AI-5), terminam as ações de rememoração do cinquentenário da derrubada do presidente constitucional eleito, João Goulart, e tomada do poder pelos militares brasileiros.
Para o próximo ano, a Comissão está programando o lançamento de um livro sobre a história da OAB/AM e sua participação na vida política do estado e da região. O trabalho está sendo desenvolvido pela historiadora Etelvina Garcia.
Caixa de Assistência oferece exames e imunização
A Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA/AM) também preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Advogado. As atividades ocorrem a partir de segunda-feira (11) até a sexta-feira (15) de agosto, na sede da CAA/AM, na Avenida Umberto Calderaro, 2000-A, bairro Adrianópolis (anexo ao prédio da OAB/AM).
Na parte de saúde preventiva, um oftalmologista estará a postos, realizando exames de refração e acuidade visual, para identificação de glaucoma e catarata. A vacina contra a Gripe (Influenza) ficará disponível aos sócios. No total, serão oferecidas mil doses da trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1.
Durante a Semana do Advogado, os associados poderão realizar, gratuitamente, consultas médicas, exames de colesterol, glicemia e pressão arterial, com resultados emitidos na hora. Também terão acesso à orientação nutricional, avaliação física e sessões de massagens expressa.
A expectativa com a programação, de acordo com a presidente da CAA/AM, Denize Aufiero, é atingir cerca de 10 mil pessoas, entre estagiários, dependentes e associados da Caixa de Assistência. As diversas ações iniciam sempre às 14h e se estendem até às 18h.