Projeto ‘Alma de um Poeta’ tem novas atrações no Sumaúma Park Shopping e Teatro Amazonas

Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas encena o espetáculo “Por um momento...”

Baseado na poesia do amazonense Anibal Beça e nas ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o espetáculo “Por um momento…” terá três novas apresentações gratuitas a partir deste fim de semana. A montagem do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas chega à Praça de Alimentação do Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova, nesta sexta-feira (31/3), às 19h; e ao palco do Teatro Amazonas, no Centro, no sábado (1º/4) e na terça-feira (4/4), às 20h. O trabalho faz parte do projeto “Alma de um Poeta”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e conta com patrocínio do programa O Boticário na Dança 2016.

“Por um momento…” tem concepção coreográfica de Adriana Goes, do Corpo de Dança do Amazonas, e reúne 13 integrantes do Balé Experimental no elenco. A montagem enfoca a efemeridade das relações pessoais nos dias de hoje, com inspiração em dois poemas de Anibal Beça (1946-2009) – “Motivos” e “Constatação” – e no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (1925-2017), que defende que a sociedade atual cada vez mais obedece à lógica do agora, do consumo, do gozo e da artificialidade.

No palco, o espetáculo traduz essas concepções para a linguagem da Dança Contemporânea, com movimentos mais próximos do chão e influência das danças urbanas. O trabalho se desenrola ao som de trilha sonora de Marcos Tubarão, reunindo composições do cantor e compositor Erasmo Carlos, do movimento mineiro Clube da Esquina, e do músico e compositor argentino Gustavo Santaolalla, entre outras.

“Por um momento…” teve sua estreia no último dia 14, no Teatro Amazonas. Antes disso, a produção foi apresentada em ensaio aberto, no ano passado, e em versão work in progress, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no último dia 9.

Em processo – Ainda este ano, o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas estreia a segunda montagem da nova temporada do projeto “Alma de um Poeta”. Inspirado num poema em estilo haicai de Anibal Beça, “Plutão (Já foi planeta)” terá como temática a luta por igualdade de grupos sociais como negros, mulheres e LGBTs. Atualmente em processo de pesquisa, a produção tem estreia prevista para agosto.

Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas encena o espetáculo “Por um momento…”

Incentivo e formação – O projeto “Alma de um Poeta” foi contemplado pelo programa O Boticário na Dança para receber apoio em 2017, dentre 21 companhias, festivais, mostras artísticas, workshops e eventos de dança de 14 Estados do País. Com o incentivo, a iniciativa terá não só apresentações de espetáculos, como palestras e oficinas destinadas a estudantes acadêmicos, professores, coreógrafos, produtores de Dança e o público em geral, numa agenda que seguirá até fevereiro do ano que vem.

Com direção artística e coordenação de Monique Andrade, o projeto promove um tributo à literatura amazonense por meio de criações em Dança Contemporânea inspiradas na obra de autores de renome do Estado. A iniciativa começou em 2015 e deu origem a diversos trabalhos, desenvolvidos por jovens integrantes do Balé Experimental sob orientação de profissionais do Corpo de Dança do Amazonas, que foram encenados em Manaus na forma de processos coreográficos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui