Proposta da bilhetagem exclusiva nos ônibus mantém emprego de cobradores

Bilhetagem exclusiva garante emprego de cobradores/Foto: Divulgação

Proposta pelo vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB), a Indicação 014/2017, que prevê a implantação da bilhetagem exclusiva nas catracas dos ônibus mantém o emprego dos cobradores do sistema de transporte coletivo. A informação está prevista no projeto do vereador e foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).


A indicação idealizada por Gedeão Amorim foi aprovada no plenário da Câmara Municipal de Manaus, por unanimidade, neste ano, e encaminhada à Prefeitura de Manaus. A proposta resultou no programa “Ônibus Seguro”, da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Seguindo o exemplo de outros estados, que acabaram com a aceitação de dinheiro nas catracas de coletivo, Gedeão afirmou que a função será remanejada para outros setores ou em alguns casos mantidas. “Em alguns estados como Porto Alegre (RS), o cobrador continuou exercendo a função na catraca, como fiscal do sistema. Além disso, o aumento de postos de venda e recarga dos cartões exigirá pessoal qualificado na função, como os cobradores”, pontuou.

Bilhetagem exclusiva garante emprego de cobradores/Foto: Divulgação

“A maior motivação da nossa proposta é a redução de assaltos em coletivos. Hoje temos uma média de 10 ônibus assaltados por dia. E nos baseamos em programas implantados em outras partes do Brasil. Nesses locais, como a capital de Campo Grande (MS), foi constatado a redução de até 80% dos assaltos nos ônibus”, disse Gedeão Amorim.

De acordo com os dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas, nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 842 assaltos em coletivos contra 612 casos no mesmo período do ano passado, representando um aumento de 37,5%. “Não podemos arriscar a vida da população. Só neste ano tivemos dois funcionários assassinados em assaltos a ônibus. “, salientou Amorim.
Entenda o projeto

O projeto piloto do Programa Ônibus Seguro iniciou, este mês, nas linhas 037, 050, 056, 084 e 714, e a meta é expandir para as outras linhas do sistema de transporte coletivo de Manaus. A Superintendência de Transportes informou ainda que serão elaboradas campanhas de conscientização para a importância do uso do cartão Passa Fácil, em parceria com as empresas concessionárias.

A proposta, encaminhada pela CMM, também prevê que os postos de atendimento aos passageiros para a compra de créditos do cartão Passa Fácil sejam ampliados de 49 para um número que atenda os passageiros da melhor forma possível. Durante o processo de implantação para não prejudicar os usuários.

Gedeão Amorim sugeriu, ainda, a melhoria do sistema de compra de créditos pela internet, que apesar de já existir ainda não atende a demanda. “O ideal seria que houvesse, também, um aplicativo de fácil acesso para o passageiro ter acesso à compra dos créditos do cartão”, disse o vereador.

 

 

Artigo anteriorCaminhada do 31 chega ao bairro Ouro Verde em Manaus
Próximo artigoDeu zebra na fuga da zebra da boca do jacaré – Por Raimundo Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui