PSB tem dez dias para escolher nova chapa à Presidência da República

Marina ao lado de Eduardo pode ser indicada/Foto: Arquivo
Marina ao lado de Eduardo pode ser indicada/Foto: Arquivo
Marina ao lado de Eduardo pode ser indicada/Foto: Arquivo

Com a morte de Eduardo Campos ocorrida hoje, quarta-feira (13), em um acidente de avião, o PSB poderá escolher, em até 10 dias, um novo nome para concorrer à Presidência da República pelo partido.

De acordo com a legislação eleitoral, é “facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o término final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”.


Ainda conforme a lei, o registro do novo candidato precisa ocorrer até 10 dias depois do fato que deu origem à substituição. De acordo com um ministro do Tribunal Superior Eleitoral ouvido pelo G1, a Executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte.

A ex-senadora Marina Silva, que era candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, poderá ser mantida na mesma posição na disputa ou se tornar a candidata do partido à Presidência.

“A substituição deverá fazer-se por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência”, diz a lei.

Morte

Campos estava a bordo de um avião, com outras seis pessoas, a caminho de Santos (SP) quando a aeronave caiu em cima de uma casa. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas com o acidente e foram levadas para a Santa Casa de Santos.

Marina Silva e familiares do ex-governador de Pernambuco não estavam no avião. Além de Campos, estavam na aeronave o fotógrafo Alexandre da Silva, os assessores Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Percol, e Pedro Valadares Neto, o cinegrafista Marcelo Lira, e o piloto Geraldo da Cunha.(G1)

Artigo anteriorMorre Eduardo Campos, mulher e filho não estavam no voo acidentado(Atualizado)
Próximo artigoMais de 72 mil produtores rurais no AM já são beneficiados em programas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui