Rede de Controle do TCE-Am realiza encontro com a sociedade amazonense

Rede de Controle do TCE-An, reúne a sociedade/Foto: Arquivo

Com a presença de vários segmentos da sociedade civil organizada e, em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado na sexta-feira (09), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sedia, na quarta (07), às 09h00, em seu auditório, um grande encontro dos órgãos que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, com os os membros dos conselhos municipais e estaduais (saúde, educação e etc.), representantes de associações e sindicatos e cidadãos interessados na correta aplicação do dinheiro público.
Com três horas de duração, a reunião servirá para apresentar à sociedade civil organizada os diversos mecanismos e ferramentas de controle e, também, estimular a participação no processo, uma vez controle exercido pela sociedade é considerado o controle dos controles.


Rede de Controle do TCE-An, reúne a sociedade/Foto: Arquivo
Rede de Controle do TCE-An, reúne a sociedade/Foto: Arquivo

Além da apresentação de todos os órgãos da rede, a reunião terá palestras, em dois painéis, do procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Edmilson da Costa Barreiros Júnior, e do presidente do TCE-AM, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que abordarão, respectivamente, sobre as “10 Medidas Contra a Corrupção – Desafios a sua aprovação e implementação” e sobre a “Transparência e Controle Social – Mecanismos para o Combate ao Desvio de Dinheiro Público”.

Conforme a programação, os representantes da sociedade civil terão oportunidade de se manifestar durante uma Tribuna Popular e fazer perguntas. Os órgãos da rede estarão com stands montados para prestar esclarecimentos, receber denúncias, críticas, sugestões e comentários.

Criada em 2015 para articular ações contra desvios e mau uso de dinheiro público, a Rede de Controle no Amazonas é composta pelo TCE-AM, MPF, Ministério Público de Contas, Procuradoria-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público do Estado do Amazonas, Advocacia Geral da União.  No Estado, a Rede de Controle contribuiu, por exemplo, com a realização de Operação Cauxi, desencadeada em 2015 em Iranduba, que desarticulou uma organização criminosa instalada no Executivo municipal.

Esta é a quarta vez que o TCE-AM, como integrante e colaborador da Rede de Controle, sedia um encontro com os órgãos da rede.

Artigo anteriorFamília está à procura da adolescente Byanka, de 15 anos, desesperadamente
Próximo artigoLegislativo Municipal discute situação da Santa Casa, em Audiência Pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui