Regulamentada resolução que aumenta carga horária para expedição da primeira CNH

ran-Am regulamenta aletração para emissao de CNH/Foto; Arquivo
Detran-Am regulamenta aumento de horas para a primeira CNH
ran-Am regulamenta aletração para emissao de CNH/Foto; Arquivo
Detran-Am regulamenta aumento de horas para a primeira CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), já está fiscalizando o cumprimento da resolução nº493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor na última segunda-feira (01). A nova resolução aumentou a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros) e também para quem vai fazer a adição para a categoria B.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a resolução contempla duas vertentes: a ampliação da carga horária e a utilização de simuladores nas aulas à noite.


Em relação às aulas práticas para primeira habilitação na categoria B (para carros), Feitoza explica que a resolução exige um mínimo de 25 horas/aula, das quais 5 horas/aulas terão que ser, obrigatoriamente, no período noturno. Já quem vai fazer a adição para a categoria B, a nova resolução diz que é necessário ter 20 horas/aulas, das quais quatro devem ser no período noturno.

“É necessário melhorar a formação do condutor. Há uma tendência que o processo fique mais rigoroso a cada dia”, justificou Feitoza, lembrando que hoje mais de 70% dos candidatos que prestam exame de direção são reprovados. Para ele, a aula noturna é algo novo, porém muito interessante, pois o aluno conhece a diferença em dirigir à noite.

Em relação ao uso do simulador para as aulas noturnas, Leonel Feitoza esclareceu o que órgão estadual de trânsito está dando um prazo de 90 dias para que seja concluído processo de interligação dos sistemas do Detran-AM com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), o que está sendo operacionalizado pela Empresa de Processamento de Dados (Prodam).

Artigo anteriorRússia terá recessão em 2015 com petróleo em baixa, diz Alexei Vedev
Próximo artigoClientes terão direito a informações detalhadas sobre empréstimos contraídos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui