TCEAM
Início Amazonas STJ envia ao STF recurso sobre reintegração de 18 servidores da saúde...

STJ envia ao STF recurso sobre reintegração de 18 servidores da saúde demitidos em Envira

Foto: Recorte

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, determinou o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) do pedido apresentado pela Prefeitura de Envira para suspender a decisão da Justiça do Amazonas que determinou a reintegração de 18 profissionais da saúde demitidos pela atual gestão municipal.

A decisão monocrática foi publicada nesta terça-feira (7) e extinguiu o pedido sem análise do mérito. Segundo o ministro, o caso possui natureza predominantemente constitucional, o que torna o STF o órgão competente para decidir sobre a suspensão da ordem judicial.


A controvérsia teve início após o prefeito de Envira, Ivon Rates (PSD), editar o Decreto Municipal nº 101/2025, anulando nomeações e posses realizadas em dezembro de 2024, nos últimos dias da administração anterior, logo após a derrota do então prefeito nas eleições.

A prefeitura justificou a medida alegando que foram convocados candidatos do cadastro de reserva em número muito superior ao previsto no concurso público. Como exemplo, citou o cargo de técnico em enfermagem, que previa apenas duas vagas, mas teve 20 candidatos nomeados. O município também sustentou que as admissões desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e gerariam impacto nas contas públicas.
Os servidores recorreram ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por meio de mandado de segurança. As Câmaras Reunidas do tribunal concederam o pedido e determinaram, em cumprimento provisório da sentença, que a prefeitura promovesse a reintegração dos profissionais no prazo de 48 horas, sob pena de multa e responsabilização por descumprimento da ordem judicial.

Na decisão, o TJAM entendeu que a administração municipal não poderia anular as nomeações sem instaurar processo administrativo que assegurasse aos servidores o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Ao tentar reverter a decisão no STJ, a Prefeitura de Envira argumentou que a reintegração imediata dos servidores causaria grave lesão à ordem administrativa e financeira do município, além de contrariar o artigo 2º-B da Lei nº 9.494/1997, que restringe a inclusão de servidores na folha de pagamento antes do trânsito em julgado da ação.

No entanto, o ministro Herman Benjamin concluiu que o centro da discussão envolve garantias constitucionais, como a proteção ao ato jurídico perfeito, ao direito adquirido, à segurança jurídica e ao devido processo legal. Por isso, entendeu que a competência para analisar o pedido de suspensão é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.

Em sua decisão, o presidente do STJ destacou que a jurisprudência da Corte é pacífica ao estabelecer que pedidos de suspensão devem ser analisados conforme a natureza da controvérsia, sendo inviável o julgamento pelo STJ quando predominam fundamentos constitucionais.

Com a remessa do processo ao STF, caberá à Suprema Corte decidir se mantém ou suspende a ordem do Tribunal de Justiça do Amazonas. Até que haja uma nova decisão, permanece em vigor a determinação que garante o retorno dos 18 profissionais da saúde aos seus cargos no município de Envira.

Artigo anteriorMulher é encontrada morta em igarapé na avenida Alphaville, no bairro Nova Aleixo
Próximo artigoFesta em honra à Nossa Senhora do Carmo reúne fé, devoção e tradição em Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.