Susam apresenta à ALE-AM relatório de ações do ano de 2019

Susam apresenta à ALE-AM relatório de ações do ano de 2019 - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) apresentou, nesta quarta-feira (04), o balanço das ações de saúde realizadas no ano passado. Os dados foram informados durante audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

A apresentação do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre (RDQA) de 2019, exibido pela Susam, está prevista na Lei Complementar Federal nº 141/2012. Na audiência, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, ressaltou que, mesmo em um ano com orçamento reduzido para o setor de saúde, que foi planejado pelo governo anterior – equivalente a 16% da arrecadação estadual, a Susam garantiu o pagamento em dia da folha de servidores, além do repasse de 11 competências para as empresas médicas e dez para empresas de enfermagem.

Rodrigo Tobias também destacou na audiência o avanço no abastecimento de medicamentos no ano passado, que saiu de 12,7%, em janeiro de 2019, para 65,7% ao final do ano.

O aumento no abastecimento da Central de Medicamentos (Cema) é um dos grandes destaques da gestão em 2019, na avaliação do secretário.

Na gestão financeira, outro destaque no ano passado foi a redução em 50% nos pagamentos indenizatórios. De acordo com o secretário da Susam, a adoção de providências para regularização dos serviços sem cobertura contratual foi essencial para a mudança.

Ao todo, R$ 87,5 milhões do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) foram transferidos, em 2019, para 61 municípios do interior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui