TCEAM
Início Amazonas Votação da PEC do Pacto Federativo será definida após audiência, diz Josué...

Votação da PEC do Pacto Federativo será definida após audiência, diz Josué Neto

Josué Neto participa de reunião, em Brasília/Foto: Divulgação

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 47/2012, que amplia a capacidade de legislar dos parlamentos estaduais de todo o país, será marcada após Audiência Pública, que acontecerá no dia 22 de outubro, segundo informou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD). Para ele, a proposta já tem a aprovação da maioria dos senadores que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) do Senado Federal, onde a PEC começou a ser analisada nesta quarta-feira (14), em Brasília.
A audiência, segundo Josué Neto, atende requerimento aprovado na CCJ, durante a reunião, e tem o objetivo de esclarecer questões jurídicas pontuadas por alguns parlamentares após a leitura do relatório e do substitutivo apresentado pelo senador Antônio Anastasia (PSDB/MG), relator do projeto na CCJ. O presidente e mais 17 deputados do Amazonas estiveram presentes na reunião.

A reunião contou com uma quantidade expressiva de parlamentares estaduais, cerca de 300, a maior dos últimos 25 anos, segundo o presidente Josué Neto. “De acordo com o próprio registro dos senadores, essa foi a maior e mais importante participação dos deputados estaduais no Senado desde a Constituição de 1988, não só com a força dos deputados estaduais, mas também pelo grau de importância que a PEC traz na sua essência”, afirmou.


Segundo Josué Neto, a reunião começou esvaziada, mas pouco tempo depois contou com expressiva participação do Senado, com 35 senadores presentes, sendo que a Comissão possui 27 titulares. A maioria se mostrou favorável à PEC, segundo o presidente. “A reunião começou com um quórum mínino, mas quando os senadores viram que lá tinha cerca de 300 deputados estaduais, e presença de senadores como o José Serra, Aécio Neves (ambos do PSDB), fizeram questão de participar da reunião e demonstrar a intenção de votar a favor da PEC”, relatou.

Sobre o projeto substitutivo apresentado pelo senador Anastasia, o presidente Josué Neto acredita que o relator enxugou e melhorou o projeto, e disse que não havia pessoa melhor para relatar a proposta. “Não tinha uma pessoa tão melhor conhecedora de Direito Constitucional que o senador Anastasia, que já foi deputado estadual, governador de Minas e hoje é senador, e também é um professor da área de Direito Constitucional.

O parlamentar cortou os excessos e até deu algumas sugestões que poderão ser discutidas na audiência”, disse o presidente se referindo a capacidade de legislar sobre às normas de organização, efetivos, material bélico, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares, que não constava no projeto original e foi incluída pelo relator.

Artigo anteriorCelso Russomanno é hostilizado em gravação do “Cidade Alerta”
Próximo artigoAC: PM encontra caixas de remédios descartados em bairro de Rio Branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.