Nesta quinta-feira (1º), o governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) para anunciar a oferta de novos serviços na unidade. Serão realizadas cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, que até então eram realizadas em outras unidades mistas da rede estadual.
A Unidade Semi-Intensiva do Icam também teve ampliação na oferta de leitos, passando de quatro para sete no total. O instituto ganhou, ainda, mais uma enfermaria para pacientes pré-adolescentes.
“O Icam está recebendo três novos leitos de semi-intensiva e também 11 leitos na enfermaria para atendimento de adolescentes. Havia uma carência de atendimento para esse público, que nós estamos sanando com essa estrutura que a gente monta aqui no ICAM, que é referência no atendimento à pediatria”, afirmou o governador.
Wilson Lima também destacou as sete desospitalizações realizadas somente neste ano na unidade, possibilitando que pacientes internados há anos no local pudessem retornar para casa, com todo o suporte necessário.
A estimativa é que o Icam realize até 60 cirurgias ortopédicas por mês. Os procedimentos serão de caráter eletivo, para crianças que já passaram por atendimento de urgência e emergência em prontos-socorros.