
Ministro Alexande de Moraes recebeu pedido de inclusão de Romeu Zema no inquérito das Fake News
O ministro Gilmar Mendes (STF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes a inclusão do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), no inquérito das Fake News.
A iniciativa ocorreu após Zema divulgar vídeo nas redes sociais que simula falas de ministros do Supremo por meio de manipulação digital. Gilmar afirma que o conteúdo atinge a honra de integrantes da Corte e busca desgastar a credibilidade do STF.
O próximo passo
O caso foi encaminhado à PGR, que vai avaliar a abertura formal de investigação. O inquérito das Fake News foi aberto em 2019 e apura ameaças, campanhas de desinformação e ataques a ministros da Corte.
O episódio ocorre em meio ao avanço do uso de deepfakes e inteligência artificial no debate político às vésperas das eleições. A movimentação sinaliza que o STF deve endurecer a reação a conteúdos manipulados com impacto institucional.




