Após denúncia, fiscalização apreende táxis clandestinos no aeroporto

Blitz flagra táxis irregulares no Aeroporto/Foto: Divulgação

Uma operação de fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU),  para combater irregularidades na prestação dos serviços de transporte de passageiros na área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, apreendeu dois táxis clandestinos na noite de ontem, sexta-feira (22).  A blitz feita por fiscais de transporte, com o apoio da Polícia Militar, foi programada após a SMTU receber denúncias a prática ilegal no local.
Os dois veículos apreendidos possuíam todas as características de um táxi comum. Em ambos os casos, ao ser feita a consulta no sistema de cadastro da SMTU, o TA (número da permissão) utilizado pelo veículo, pertencia a um táxi com veículo de outro modelo e, apesar de estarem com placa na cor vermelha, os veículos eram de categoria particular. A placa vermelha é uma característica de táxis legalizados que são registrados no Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AM como  categoria aluguel.


A multa aplicada para quem realiza o transporte de passageiros por táxi sem autorização é de 40 UFM’s (Unidade Fiscal do Muncípio), equivalente a R$ 1.351,60.

Taxistas regularizados que trabalham no aeroporto aprovaram a fiscalização. “Esse tipo de operação é ótima. Pois inibe a atuação do táxi ‘pirata’ que circula sem pagar nenhuma taxa e acaba prejudicando nós que trabalhamos direitinho” disse Francisco Heraldo, que trabalha há 25 anos como taxista no aeroporto.

Carlos Alberto, que presta o serviço de táxi há 30 anos no local, também elogiou a operação. “É excelente a presença dos fiscais aqui. Já ouvimos de alguns clientes que a tarifa que cobraram a eles foi mais cara do que a do táxi legalizado. A fiscalizaçao coíbe essa ilegalidade e nos dá mais tranquilidade para trabalhar”, afirmou o taxista.

Durante três horas de fiscalização,  120 veículos foram abordados, entre táxis e veículos de fretamento. Além dois dois táxis clandestinos, foram feitas mais três apreensões,  de um micro-ônibus que fazia fretamento sem possuir cadastro na SMTU e dois táxis com condutores que não apresentaram o ‘Carteirão’, documento de identificação do taxista de porte obrigatório emitido pela SMTU.

O diretor de transportes Urbanos da SMTU, Fábio Pacheco, que esteve acompanhando toda a operação, afirmou que as fiscalizações no local serão intensificadas. “Vamos programar novas fiscalizações no aeroporto, em dias e horários diferentes, para combater o transporte clandestino”, explicou.

Pacheco adiantou ainda que as ações contra o transporte clandestino ocorrerão em todas as zonas da cidade. “A partir de denúncias recebidas na SMTU vamos mapear os locais onde essa irregularidade é mais frequente para direcionar nossas operações”, afirmou o diretor.

Artigo anteriorMT: Câmara aprova permissão para ônibus parar fora de pontos
Próximo artigoBelfort tem na ‘malícia’ a arma contra Weidman no duelo de hoje(sábado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui