Coordenador da Funai ameaça indígenas do Vale do Javari

Foto: Reprodução

Indígenas isolados no Vale do Javari estão sendo ameaçados pelo tenente da reserva do Exército e coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), Henry Charlles Lima da Silva. Em um áudio vazado, o coordenador incentiva o povo Marubo a atacar indígenas isolados em caso de serem “importunados” por eles.


Em trecho do áudio, o coordenador diz que vai resolver os problemas do povo Marubo com os índios isolados. “Eu vou entrar em contato com o pessoal da Frente e pressionar a Frente. ‘ó vocês tem que cuidar dos índios isolados porque senão, eu vou junto com os marubo meter fogo nos isolados. Passei muito tempo da minha vida evitando a guerra. Mas se a guerra vier, nós também não vamos correr. Esta é a minha orientação que deixo para o povo Marubo”, diz Henry Charlles no áudio.

A chegada de indígenas isolados na região está sendo investigada pela Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari. Conforme o povo Marubo, há alguns dias uma mulher sofreu tentativa de sequestro por uma aldeia próxima. Ela foi encontrada quatro horas depois, com as mãos amarradas. O episódio seria a terceira tentativa de sequestro na área.

A Funai informou, por meio de nota, que o discurso do coordenador regional Henry Charlles Lima da Silva não representa a posição oficial da instituição. A Fundação está acompanhando os Marubo do rio Ituí em relação à presença de índios isolados no entorno de suas aldeias. A Funai também afirmou que tem se esforçado para evitar qualquer conflito interétnico na região.ß

Artigo anteriorBombeiros localizam corpo de homem desaparecido durante acidente no Rio Negro
Próximo artigoNadadora amazonense bate recorde em campeonato brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui